6 de junho de 2010

O lado kitsch de cada um




Essa caneca de vaca que comprei hoje, me obriga a falar de um estilo polêmico, o kitsch, tentei pesquisar um pouco sobre a origem da palavra, não consegui a tradução, kitsch é kitsch, vem do alemão, e em francês, inglês e português.. é simplesmente kitsch, e dizem que a melhor maneira de traduzir seria chamando de "cafona", ou "brega". Porém eu tenho a minha própria descrição para o que significa esse estilo, é pessoal, mas acredito que seja coerente. 
Kitsch é tudo aquilo que pode ser brega, mas que a gente não vive sem, pode ser um detalhe engraçado, atualmente tem a ver com objetos retrôs, estampas exageradas, de bichos por exemplo, um detalhe pode trazer humor e personalidade, em excesso com certeza é exagero, pode ser cafona sim, mas faz a gente rir, faz a gente lembrar de algo, enche os olhos. Geralmente é pessoal, a gente se apega...Podem achar que é brega, que é cafona, mas é meu, eu gosto e me faz bem! Se souber brincar com o kitsch pode dar muito certo na decoração e todo mundo tem pelo menos uma coisinha nesse estilo em casa. 


Essas imagens são de uma loja no Canadá, é tudo kitsch lá, uma poluição visual só, e a marca do estilo, é a tão famosa estampa de oncinha! Kitsch'n Swell


O retrô é presença marcante no universo kitsch. Essa imagem é da Kitsch'n Swell


Os pingüins em cima da geladeira são outra marca registrada desse estilo. Esses são do Estúdio de Arte Objeto Original.


E essas são algumas das coisinhas aqui de casa, fácil fácil a gente acha um monte de coisa. Primeiro a minha nova caneca de vaca (comprada na Havan por 9,90), uma saboneteira de peixinho, conjunto de jarra e xícaras de zebra da década de 1960 feitas pela artista plástica Cely Moreira (minha tia), o cachepô de galinha que a minha mãe adora, um das minhas gravuras de anjinhos barrocos (que eu adoro) e a vaquinha que era da cozinha da minha avó Leda!

Pra terminar uma frase interessante que li em um blog uma vez: "que uma vez o cafona exercido com propósito consciente é transformado em kitsch"então tenha intenção que o seu brega, pode se tornar chique, mas cuidado nem tudo que é brega é kitsch, tem coisas que são só bregas mesmo, bom gosto sempre! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...